Intercâmbio Artístico-Cultural do GDUFRN no Maine/EUA


Durante nossa história de Dança construída com cada atividade voltada para formação, nossa e daqueles com quem temos contato, encontramos e conhecemos a professora Deborah Irons, mais conhecida como Debi Irons, como ela mesma se denomina. Essa parte importante da nossa história foi registrada aqui no blog desde o nosso primeiro contato em setembro de 2014, arrematado pelo trabalho coreográfico "Felicidade Potiguar".

Numa segunda oportunidade, em outubro de 2015, tivemos mais algumas experiências com processos criativos em Dança conduzidos por Debi Irons. Desta vez em parceria com a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão - CDTAM, culminando no trabalho coreográfico "Harlem Nocturno". Este foi apresentado em estreia durante a programação da XXI CIENTEC/UFRN.

Foi neste período que Debi Irons fez o convite ao Grupo de Dança da UFRN para conhecer seu estúdio de Dança no Maine/EUA e realizarmos o intercâmbio mais uma vez, sendo nesta oportunidade realizado no lugar de origem da professora Debi Irons.
Um convite tentador e igualmente desafiador. Precisaríamos de muita dedicação e concentração para realizar um projeto tão grandioso para nós, pelas oportunidades de vivências de experiências que este intercâmbio poderia nos proporcionar.

Depois de conversarmos e refletirmos juntos sobre a ideia, aceitamos o convite e encaramos os desafios que nos aguardavam. E não foram poucos: desde a providência da documentação necessária de cada integrante até o capital necessário para subsidiar todas as despesas de uma viagem internacional. Realizamos diversas atividades para arrecadação de fundos. Fizemos uma caixinha de moedas que era apresentada nas aulas abertas do GDUFRN durante o ano de 2016. Juntamos alguns pertences pessoais e disponibilizamos para o bazar do GDUFRN que foi realizado em duas edições: o "I Dancei Bazar" e o "II Dancei Bazar", nos quais fizemos apresentações de Dança e aulas abertas. E por fim, já na reta final para embarcarmos nesta viagem, fizemos o financiamento coletivo pelo Catarse com o projeto "GDUFRN vai ao Maine/EUA".

No último intercâmbio com Debi Irons no Brasil combinamos os ajustes pendentes sobre a viagem que nos levaria ao intercâmbio artístico-cultura com Debi Irons e seu estúdio Art Moves Dance Studio, no estado do Maine, Estados Unidos da América. Com uma programação toda engajada na troca de experiências em Dança entre brasileiros e americanos em solo estrangeiro.

Daqui, tivemos o apoio de nossos familiares, dos amigos e conhecidos, por meio da campanha do catarse. Tivemos o apoio também da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que disponibilizou o auxílio despesas para os integrantes do GDUFRN que são discentes da graduação aptos a receberem tal auxílio.

Inciamos nosso percurso de experiências formativas em 23 de maio de 2017, partindo do aeroporto de São Gonçalo do Amarante rumo ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Depois de algumas horas de espera, embarcamos novamente. Da próxima vez que nossos pés tocassem o chão novamente já estaríamos em solo americano, no aeroporto de Atlanta/EUA, no qual fizemos as entrevistas da imigração, para regularizar nossa estadia no país. Em seguida, um pouco de emoção: o tempo se apertou e precisamos correr, literalmente, para nosso último voo de ida, aterrissando em Washington DC.

Foram mais três viagens de ônibus: de Washington DC para Nova York, de Nova York para Portland e, finalmente, de Portland para Norway, no Maine. E foi chegando e iniciando as atividades, afinal foi para isso que viajamos para tão longe: para dançar e trocar conhecimentos em Dança com nossos anfitriãos. Todos os integrantes que viajaram participaram de todas as atividades do cronograma, entre aulas, intervenções e apresentações, salvo raras ressalvas relatadas abaixo em cada atividade realizada. Viajaram representando o GDUFRN: Ariane Mendes, Brenda Leslie, Gustavo Goes, Iane Licurgo, Kathleen Louise, Lisiane Miranda, Mikelly Marques, Nádson Brandão, Ronaldo Teodósio, Samara Salgueiro e Teodora Alves.

Quinta, 25 de maio:

O Grupo de Dança da UFRN participou da aula de Jazz com a turma de adultos, com uma hora de duração. A aula foi ministrada pela professora Debi Irons, no Art Moves Dance Studio, em Norway.

Sexta, 26 de maio:

Em intervenção artística, respondemos dançando ao que a instalação artística do artista visual Daniel Minter nos provocou de sensações. Exprimimos nossas experiências estéticas na linguagem da Dança. Intervenção realizada no Munjoy Hill's Historic Abyssinian Meeting House, em Portland. Com um público de uma média de 50 pessoas. Com duração de 15 minutos, em média. Ao fim da intervenção dançamos Coco de Roda com os presentes, que adoraram a alegria e energia desta dança popular brasileira.

Sábado, 27 de maio:

O Grupo de Dança da UFRN ministrou aula de Dança, sendo a primeiro parte da aula com base no Método Dança-Educação Física e a segunda parte da aula com base nas Danças Brasileiras, conduzidas pela professora Teodora Alves, com percussão ao vivo tocada pelos integrantes do Grupo: Kathleen Louise, Nádson Brandão e Ariane Mendes. Com duração média de uma hora e meia, a aula foi ministrada na Casco Bay Movers Dance Studio, em Portland, para uma turma de alunos adultos da referida escola de dança.

Após a aula ministrada, apresentamos o espetáculo Afins, com 20 minutos de duração, no mesmo espaço/sala em que foi ministrada a aula, para o mesmo público participante da atividade anterior.

Domingo, 28 de maio:

O Grupo de Dança da UFRN realizou um itinerário turístico para conhecermos um pouco mais o lugar que estava nos acolhendo.

Segunda, 29 de maio:

Ensaiamos o então work in progress "Flash de um turista aprendiz", do GDUFRN, no Art Moves Dance Studio, em Norway, durante 2 horas em média.

Em seguida, os integrantes Nádson Brandão e Brenda Leslie ministraram uma aula de xaxado, com a participação de todo o Grupo, na Expansion Arts Dance Studio, escola de Dança de Sasha Richardson, em Norway, com duração de uma hora. O público da aula foi de faixa etária variada, com pessoas entre 10 e 70 anos de idade.

Neste mesmo local, após a aula, e para o mesmo público, o Grupo apresentou seu work in progress "Flash de um turista aprendiz", com duração média de 15 minutos. E os integrantes Brenda Leslie, Iane Licurgo e Nádson Brandão apresentaram o trabalho coreográfico "Ne me quit pas", com duração média de 5 minutos.

Terça, 30 de maio:

Em aula de Dança, as integrantes Ariane Mendes, Brenda Leslie, Iane Licurgo e Mikelly Marques ensinaram uma parte da coreografia do processo "Flash de um turista aprendiz", com a participação de todo o Grupo, para as crianças de 8 a 13 anos do Hebron Elementary School, em Hebron. Tivemos uma média de 30 minutos para esta atividade.

Após a aula de Dança, apresentamos o "Flash de um turista aprendiz", com duração média de 15 minutos, para os alunos da escola. E após a apresentação do processo, as crianças que participaram da aula dançaram conosco a coreografia que aprenderam.

À tarde, participamos da aula de Dança ministrada pela professora Debi Irons com a turma das crianças do Art Moves Dance Studio, em Norway, com uma hora de duração. Ao fim da aula pudemos assistir ao ensaio da turma, que foi simplesmente emocionante.

E à noite participamos da aula de Dança ministrada pela professora Debi Irons com a turma de adultos do Art Moves Dance Studio, em Norway, com uma hora de duração. E em seguida tivemos ensaio dos trabalho propostos pela professora Debi, com mais 2 horas de duração.

Quarta, 31 de maio:

Participamos da aula de Jazz ministrada pela professora Debi Irons, em seu estúdio Art Moves Dance Studio.

Mais tarde, a integrante Iane Licurgo ministrou uma aula de Dança Clássica na Expansion Arts Dance Studio, em Norway.

Simultaneamente, a integrante Kathleen Louise ministrou aula de acrobacia com a participação de todo o Grupo, com uma hora de duração, para a turma de crianças de 6 e 7 anos, e logo após para a turma de 8 a 13 anos, da Art Moves Dance Studio, em Norway.

Quinta, 1º de junho:

As integrantes Ariane Mendes, Brenda Leslie, Iane Licurgo e Mikelly Marques ensinaram em aula de Dança uma parte da coreografia do processo "Flash de um turista aprendiz", com a participação de todo o Grupo, para as crianças de 8 a 13 anos do Elementary School. Tivemos uma média de 30 minutos para esta atividade.

Em seguida, apresentamos o "Flash de um turista aprendiz", com duração média de 15 minutos, para os alunos da escola. E após a apresentação do processo, as crianças que participaram da aula dançaram conosco a coreografia que aprenderam.

À tarde, participamos da aula de sapateado na Expansion Arts Dance Studio, conduzida pela professora Sasha Richardson, em Norway, com duração de uma hora.

Em seguida, participamos da aula de Dança Moderna também na Expansion Arts Dance Studio, conduzida pela professora Sasha Richardson, em Norway, com duração de uma hora e meia.

À noite, também em Norway, participamos da aula de Jazz na Art Moves Dance Studio, conduzida pela professora Debi Irons, com duração de uma hora e meia.

E em seguida ensaiamos os trabalho menores criados pela professora Debi Irons juntamente ao ensaio do espetáculo "Café com Leite", e o ensaio do espetáculo "Ego", com duração de uma hora e meia de ensaio.

Sexta, 02 de junho:

Tivemos ensaio do espetáculo "Ego" com duração média de 2 horas.

À tarde, apresentamos vários trabalhos na praça central de Norway, referentes aos eventos da First Friday. Dançamos os trabalhos coreográficos "Café com Leite", "Afins", "Love on the Brain", e improvisamos ao som das músicas maravilhosas "Empire State of Mind" e "Brinchucarreco".

Sábado, 03 de junho:

Apresentamos um fragmento do espetáculo "Afins", com duração média de 5 minutos, no The June Show, organizado pela The Moving Company, convidados pela professora Joanna Patterson.

Domingo, 04 de junho:

Neste dia de itinerário turístico tocamos instrumentos musicais, dançamos e cantamos músicas características da cultura africana e afro-brasileira durante o jantar na casa de Daniel Minter, em Portland.

Segunda, 05 de junho:

As integrantes Iane Licurgo, Kathleen Louise e Samara Salgueiro visitaram o Celebration Barn Theatre, no centro do Maine, uma famosa escola de Teatro e Circo.

Mais tarde, visitamos a High School de Norway para assistirmos ao ensaio da Banda de Música da escola.

À noite, apresentamos os trabalhos coreográficos:
"Café com Leite" - GDUFRN e Art Moves Dance Studio
"Love on the Brain" - GDUFRN e Art Moves Dance Studio
"Ne me quit pas" - Brenda Leslie, Iane Licurgo e Nádson Brandão
"Chasing Juarez" - Art Moves Dance Studio
"Ego" - GDUFRN

Terça, 06 de junho:

Participamos e contribuímos com a condução da aula com as crianças de 8 a 12 anos no Art Moves Dance Studio, em Norway, com duração média de uma hora. Ao fim da aula, as crianças nos apresentaram a coreografia que estão compondo e nós apresentamos o trabalho "Love on the Brain".

Após esta, que foi nossa última atividade durante o intercâmbio, seguimos para a primeira parte da nossa viagem de volta ao Brasil, pegando estrada até a rodoviária de Portland. Daí, mais 2 ônibus: de Portland até Nova York e de Nova York até Washington DC.

Lá embarcamos no primeiro avião, até o aeroporto de Atlanta, para encarar o trecho mais longo do trajeto total que nos trouxe de Atlanta para São Paulo. Para finalmente embarcarmos na última nave, chegando de volta em solo natalense, de volta para nossa terra.

De volta para o aconchego

Já em Natal/RN, a sensação que prevaleceu foi a da gratidão. Gratidão por todo o esforço, necessário e despendido. Gratidão por toda a ajuda recebida, em orações, energias e materiais. Gratidão por toda a compreensão dos que ficaram nos esperando voltar. E principalmente gratidão por todas as experiências vivenciadas durante esses maravilhosos e inesquecíveis 17 dias fora do aconchego do nosso lar.

Nosso muito obrigado à todos e especialmente a cada um que passou por nosso caminho nesses 17 dias tornando cada atividade, cada apresentação, cada história, mais enriquecedores possíveis. Desejamos que todo o bem chegado até nós retorne a cada um de vocês de forma multiplicada. E que em breve possamos vivenciar novas e igualmente importantes experiências de Dança, de Arte, de Amor, de Vida!

Att.,
GDUFRN!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GDUFRN na VI Semana de Licenciatura em Dança

Grupo de Dança da UFRN e Grupo Gaya apresentam espetáculo na Casa da Ribeira

Felicidade Potiguar!!!!