2023: Intensidade, criação e cuidado no GDUFRN

O ano de 2023 começou com a realização de audições para novos integrantes, que resultaram na entrada de cinco novos componentes, marcando o início de mais um ciclo criativo e formativo no Grupo de Dança da UFRN (GDUFRN). O período foi caracterizado por uma rotina intensa de aulas, criações coreográficas, apresentações e reflexões sobre práticas e cuidados com o corpo em cena.

Em maio, o grupo recebeu a ilustre visita da bailarina, professora e diretora artística Debi Irons (EUA), que coreografou os trabalhos "Felicidade", "Spanish Rice" e "Moments". Essas criações foram apresentadas durante a Mostra de Dança da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), em um intercâmbio artístico e afetivo que reacendeu memórias e conexões com a formação de diversos integrantes do grupo.

Nos meses seguintes, o coreógrafo e preparador físico Sávio de Luna, também coordenador adjunto do GDUFRN, deu continuidade ao processo criativo Águas Primordiais. O percurso de criação enfrentou desafios que, com o apoio da direção e da mediação de reuniões com a professora Teodora Alves, passaram a fluir de forma mais harmoniosa, resultando em avanços significativos no processo artístico. Destacou-se ainda a valiosa contribuição da professora Eliete Monteiro, que colaborou tanto na criação quanto no preparo físico dos dançarinos, promovendo ajustes técnicos e novas percepções corporais.

Em julho, o desenvolvimento de Águas Primordiais foi temporariamente interrompido para dar lugar à intensificação dos ensaios do espetáculo Love, assinado por João Alexandre Lima, apresentado na 1ª Semana de Dança do SESC RN, no dia 15/07. A programação contou com o envolvimento coletivo da equipe, em frentes diversas de atuação técnica e artística.

Em agosto, o GDUFRN participou da Semana de Licenciatura em Dança da UFRN, com uma aula aberta e apresentação de coreografias como o dueto Love e a obra Pândega Brasileira (País Tropical), do espetáculo (Des)Caminhos. Ainda em agosto, no dia 24, o grupo marcou presença na II Jornada Edson Claro, cujo tema abordou o método dança-educação física, pilar importante do trabalho desenvolvido pelo professor Edson Claro. No dia 31, o espetáculo Love também foi apresentado como parte da programação do evento, ampliando os debates sobre criação e corporeidade.

No dia 27 de setembro, o GDUFRN apresentou um extrato do espetáculo (Des)Caminhos na XXI Semana Cultural da Escola Estadual Professora Ocila Bezerril, no município de Montanhas/RN, reafirmando o compromisso com a democratização da arte e o diálogo com diferentes públicos.

Em 09 de dezembro, o grupo realizou a primeira edição da apresentação “Celebra-te, um encontro especial que reuniu algumas composições recentes do GDUFRN. A proposta celebrou os reencontros com a dança, com o público e consigo mesmos, exaltando a presença, a escuta e a expressão de si e do outro.

O ano se encerrou com a confraternização anual, reunindo integrantes ativos, a direção e coordenação, em um momento de afeto, descontração e reconhecimento pelo trabalho coletivo realizado ao longo de um ano de tantos aprendizados.

Por: Ana Lincka
Integrante do GDUFRN e Mestre em Artes Cênicas pelo PPGARC/UFRN
GDUFRN – Grupo de Dança da UFRN

2023: um ano de intensidades, encontros e recomeços em movimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GDUFRN em João Pessoa e Juazeiro do Norte

Grupo de Dança da UFRN e Grupo Gaya apresentam espetáculo na Casa da Ribeira

Felicidade Potiguar!!!!