Retrospectiva 2019: Caminhos, encontros e dança no GDUFRN

O ano de 2019 foi um ciclo intenso, pulsante e cheio de significados para o Grupo de Dança da UFRN – GDUFRN. Iniciamos o ano com o coração aberto para novos movimentos e experiências, e encerramos com a certeza de que cada passo, cada gesto e cada encontro contribuíram para a construção coletiva de uma trajetória artística sólida e sensível.

Logo no dia 1º de março, realizamos as audições para novos integrantes, um momento sempre especial, marcado pela expectativa e pela renovação. Recebemos artistas com diferentes bagagens e potencialidades, fortalecendo ainda mais a diversidade criativa do grupo.

No dia 22 de março, vivemos um reencontro inspirador: recebemos as alunas do Colégio Objetivo, acompanhadas da professora Letícia Oliveira, ex-integrante do GDUFRN. Foi emocionante ver antigas e novas gerações da dança em diálogo, reafirmando nossa missão de inspirar e acolher jovens em seus primeiros passos na arte.

Em abril, intensificamos os ensaios para a apresentação de (Des) Caminhos, espetáculo que se tornou uma marca do grupo em 2019. A primeira exibição ocorreu no dia 16 de abril, no auditório da Escola de Música da UFRN, em uma sessão especial e exclusiva para estudantes de escolas públicas do RN. Acreditamos que democratizar o acesso à arte é tão importante quanto criá-la, e esse momento foi profundamente simbólico para todos nós.

Em maio, o grupo esteve presente no 7º Seminário de Arte e Cultura da UFRN, no dia 23/05, e também participou da inauguração da nova sede do NAC – Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, reafirmando nosso compromisso com a universidade e seu papel na promoção da arte.

No mês seguinte, no dia 22 de junho, apresentamos coreografias de (Des) Caminhos no Seminário de Integração do Trilhas Potiguares, realizado no Parque das Dunas. A natureza ao redor deu um tom especial à performance e reforçou o vínculo entre arte, território e comunidade.

Agosto foi um mês de múltiplos encontros. No dia 20, atendemos ao convite da Secretaria Estadual de Educação, da Cultura, do Esporte e Lazer, participando do 1º Encontro Formativo do Ensino Fundamental, dialogando sobre a educação integral e o papel da arte no processo formativo. Poucos dias depois, no dia 23, levamos o espetáculo à UniRN, em homenagem ao Dia do Folclore, valorizando as expressões culturais que nos constituem.

O segundo semestre também marcou a apresentação pública do espetáculo (Des) Caminhos, no dia 21 de setembro, novamente no auditório da Escola de Música da UFRN, agora aberto ao público. Uma noite de casa cheia, aplausos sinceros e muita emoção.

Encerramos esse ano repleto de vivências com uma confraternização na praia de Pitangui/RN, celebrando a caminhada compartilhada com sol, mar e dança – como não poderia deixar de ser.

2019 foi um ano de muitos caminhos, todos repletos de aprendizado e arte. Que venham os próximos passos!

Por: Ana Lincka
GDUFRN – Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Movendo ideias. Tocando corpos. Transformando caminhos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GDUFRN em João Pessoa e Juazeiro do Norte

Grupo de Dança da UFRN e Grupo Gaya apresentam espetáculo na Casa da Ribeira

Felicidade Potiguar!!!!