HISTÓRIA

CRIAÇÃO DO GRUPO E RELEVÂNCIA

O Grupo de Dança da UFRN (GDUFRN) é um projeto de extensão da UFRN, onde os bailarinos-intérpretes fazem pesquisas na área de Dança, e levam para si o aprendizado adquirido, transformando-o em dança.
O GDUFRN está em atividade permanente desde 1992, quando foi criado pelo professor Edson Claro. E construiu uma história de produção criativa e educativa no campo da Dança.
O Grupo vem se configurando como um espaço de aprendizado, pesquisa e divulgação da dança no Rio Grande do Norte através da participação de docentes e discentes comprometidos com a área, e pela realização de suas ações em contextos teatrais e espaços públicos onde a Dança possa ser cada vez mais democratizada e acessível a diversos públicos.
O GDUFRN tem possibilitado aos discentes do curso de Licenciatura em Dança, que teve sua primeira turma ingressante em 2009, uma formação significativa, somada às demais ações curriculares existentes no Departamento de Artes, e em toda a Universidade.
O projeto de extensão contribui também como campo de pesquisa para os Licenciandos em Dança e Mestrandos em Artes Cênicas, além de colaborar como campo de atuação para a realização dos estágios curriculares da graduação em Dança.

TRABALHOS CRIATIVOS

Durante seu percurso criativo, o GDUFRN criou e ofereceu para apreciação espetáculos com composições variadas. Alguns registros de trabalhos anteriores ao ano de 2009 estão ainda por emergir, mas aqui deixamos às vistas dos interessados os registros que já colecionamos.

Em 2009, o Grupo de Dança da UFRN apresentava o espetáculo (si)dades invisíveis.

Em 2010, durante a programação da SBPC, o Grupo estreava o espetáculo Digitais, no dia 29 de julho, no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN.

Em 2011, levamos à apreciação Ladrilhos da Infância pela primeira vez na Cientec UFRN.

Em 2012, tivemos o experimento Chão de Mulheres, que teve sua composição em conjunto com as disciplinas Laboratório de Composição Coreográfica I e Laboratório de Composição Coreográfica II, ambas conduzidas pela Profª. Drª. Lara Rodrigues Machado. E estreamos o espetáculo Copyright no dia 15 de dezembro na Casa da Ribeira.

Em 2013, iniciamos o processo criativo Afins, finalizado em 2014 e apresentado na íntegra durante a programação da Semana de Licenciatura em Dança.

No final de 2014, apresentamos o ensaio aberto do espetáculo Ego, no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo (Teatrinho), do Departamento de Artes da UFRN. E em maio de 2015 estreamos o espetáculo completo na Casa da Ribeira.

Em 2016, iniciamos um novo processo criativo, nomeado de (Des)caminhos, com concepção e direção de Teodora Alves e estreia no anfiteatro da Escola de Música da UFRN.

O Grupo seguiu apresentando o (Des)caminhos ao longo dos anos até a paralisação das atividades presenciais na UFRN, em março de 2020, devido a Pandemia Covid-19.

Em 2022 o GDUFRN retorna às atividades presenciais, juntamente com toda a Universidade, após dois longos anos de isolamento social determinado por instâncias superiores, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). No mesmo ano, o Grupo inicia um novo processo criativo, desta vez, com concepção, coreografia e direção de Sávio de Luna.

Em 2023, o Grupo continua imerso no processo criativo de Sávio de Luna, intitulado até o momento de "Águas primordiais".

SITUAÇÃO ATUAL

Atualmente o Grupo conta com 23 integrantes, sendo composto por servidores, professores e estudantes de graduação e pós da UFRN e outras faculdades, pois, o Grupo é aberto para integrantes provenientes das demais áreas de conhecimento da Universidade, bem como para a comunidade externa. Tem a coordenação da Profª Drª Teodora de Araújo Alves.
As aulas e ensaios acontecem na sala 1, nomeada Sala de Dança Edson Claro, todas as terças, quintas e sextas, no horário das 16h às 18h30.

LIVRO

Em comemoração aos 30 anos do GDUFRN, a professora coordenadora Teodora Alves organizou a publicação do e-book do Grupo, cujo lançamento ocorreu na primeira edição da Semana Edson Claro, em 2022.

Este livro apresenta as memórias e a contribuição do Grupo de Dança da UFRN (GDUFRN) para a vida de muitos estudantes, professores e pessoas da comunidade externa, que integraram ou integram o elenco do grupo ao longo de 30 anos. Demonstra-se, com isso, sua importância como espaço de formação extensionista, inclusive para o Curso de Licenciatura em Dança da UFRN, bem como para o desenvolvimento de pesquisas de mestrado em Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Ressalta-se que o GDUFRN integra o patrimônio artístico e cultural da UFRN e tem contribuído para o desenvolvimento da política de cultura da UFRN. Para tanto, para narrar grande parte dessa profunda e significativa história, foram convidadas pessoas que, juntas, ajudaram a construir esse legado patrimonial da Dança da UFRN. São essas narrativas que compõem esta publicação.

O livro digital está disponível no Repositório Institucional da UFRN, por meio do link: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49360

CONTRIBUIÇÕES PARA A NOSSA HISTÓRIA

Se você tem um depoimento sobre sua vivência como integrante do GDUFRN ou imagens sobre os trabalhos criativos do Grupo, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em registrar mais uma parte dessa história, principalmente com a sua contribuição.
Desde já agradecemos imensamente.
Entre em contato conosco pelos comentários aqui no Blog, nosos e-mails ou por nossas mídias sociais.
E-mails: gdufrn2018@gmail.com ; gdufrncoordenacao@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GDUFRN na VI Semana de Licenciatura em Dança

Grupo de Dança da UFRN e Grupo Gaya apresentam espetáculo na Casa da Ribeira

Atividades 2018.2 GDUFRN