TRABALHOS COREOGRÁFICOS DO GDUFRN

Work in Progress: FLASH DE UM TURISTA APRENDIZ (2017)


INTERVENÇÃO ACORDE (2016)
A intervenção Acorde é um trabalho coreográfico apresentado todo em linguagem de improvisação em Dança Contemporânea. Foi criado como intervenção artística na intenção de aproximar bailarinos-intérpretes e público, sensibilizando este através da linguagem do movimento em um convite para dividirmos a cena. O trabalho coreográfico Acorde foi assim nomeado pelo caráter de vivacidade e alegria que compõem a obra.


EGO (2015)
Release: Desde os tempos mais remotos é percebido que a vaidade é uma das características humanas. somos todos Narcisistas? A contemporaneidade parece revelar comportamentos que extrapolam a "normalidade" e beiram o "insano". O selfie se sobrepõe à experiência do viver, mais vale mostrar do que de fato sentir o momento. O sistema social, o mercado capitalista e as grandes mídias cobram que os corpos busquem um modelo único de ser, é preciso ser magro, branco, rico e competitivo para ser bem sucedido na profissão. E os valores humanos? E os sentimentos? É possível evoluir pensando no coletivo? Você já abraçou alguém hoje? Já se colocou no lugar do "outro"? "EGO" é o novo trabalho cênico do Grupo de Dança da UFRN, que discute as questões supracitadas.
FICHA TÉCNICA:
Coreografias: Alysson Amâncio e o Grupo
Direção artística: Teodora Alves
Assistente de direção artística: Lisiane Miranda
Assistentes de ensaio: Lisiane Miranda, Samara Salgueiro, Weller Alves e Iane Licurgo
Assistentes de produção e mídias sociais: Ariane Mendes e Hilbert Spinks
Figurino: Pierre Keyth e o Grupo
Cabelo e Maquiagem: Gabriel Santos e o Grupo
Iluminação: Laura Figueiredo
Designer gráfico: Ébesom Rolim
Fotografia: Marcos Alexandre
Intérpretes-criadores: Ariane Mendes, Brenda Leslie, Daris Junior, Higor Firmino, Hilbert Spinks, Iane Licurgo, Kathleen Louise, Letícia Oliveira, Lidiane Soares, Lisiane Miranda, Lívia Oliveira, Marcelo Santos, Mikelly Marques, Nádson Brandão, Poly Lima, Samara Salgueiro, Weller Alves e Wilian John.


AFINS (2013)
Release: Qual a relação do homem rural e o homem urbano? O que eles têm em comum? Suas lutas, suas necessidades, seu interior; ambos guardam em si, diariamente, a busca pela sobrevivência e por encontrar o seu lugar no espaço. O espetáculo "Afins" traz, em seu âmago e em uma linguagem contemporânea, um retrato do íntimo do homem, independente de sua origem, traçando um contraponto entre a similitude da luta urbana diária e a do meio rural, que são permeadas de objetivos comuns.
A gênese do espetáculo partiu da ideia inicial sobre a temática a ser abordada, sendo então desenvolvida por todo o grupo em um processo colaborativo e na soma de conhecimentos de cada um dos seus componentes. Deste modo, o resultado alcançado foi um trabalho  construído coletivamente a partir de cada verdade individual, que reunida, tomou corpo e identidade.
FICHA TÉCNICA:
Concepção: Lisiane Miranda
Direção artística: Lidiane Soares e Lisiane Miranda
Coreografias: Lisiane Miranda, Lidiane Soares e o Grupo.
Direção geral: Teodora Alves
Intérpretes-criadores: Ariane Mendes, Daris Junior, Higor Firmino, Hilbert Spinks, Janielle Aline, Júlio Oliveira, Letícia Oliveira, Lisiane Miranda, Samara Salgueiro e Wilian John.


COPYRIGHT (2012)
Release: O trabalho Copyright, do GDUFRN, fala dos direitos dos intérpretes-criadores que, ao lidarem com sua obra cênicca tornam-se autores, espectadores e cidadãos. Na vida e na cena, vão se deparando com questões cotidianas que ora os paralisam/enclausuram; ora os mantém vivos e brincantes; ora são submetidos a situações de extremo sofrimento até se encontrarem com sua própria História, inscrita em seus corpos como se fossem livros ou palimpsestos com riscos escritos e apagados pelo tempo e ações vividas.
FICHA TÉCNICA:
Direção e composição: Teodora Alves e o Grupo
Intérpretes-criadores: Ariane Mendes, Daniel Siolline, Daris Junior, Hilbert Spinks, Ilana Santos, Janielle Aline, Kamily Ellen, Lisiane Miranda, Niely Poliane, Sabrina Mendes, Samara Salgueiro e Wilian John.


CHÃO DE MULHERES (2012)
O trabalho coreográfico Chão de Mulheres foi o resultado da colaboração entre o GDUFRN e a experimentação coreográfica durante duas disciplinas subsequentes, sejam elas Laboratório de Composição Coreográfica I e Laboratório de Composição Coreográfica II, esta última simultânea à disciplina de Encenação III, todas ministradas pela profª. Drª. Lara Rodrigues Machado.
Através da criação de um personagem, as intérpretes-criadoras levavam seus personagens para vivenciarem a dança juntos em situações conduzidas pela docente. Para as intérpretes, o que ficou mais forte em suas composições foram as relações de cura e o trabalho de pés no chão de terra. Daí surge o nome do trabalho coreográfico, tendo em vista que em sua finalização o trabalho não contava mais com a única presença masculina que havia no seu início.
INTÉRPRETES-CRIADORES: Ariane Mendes, Daniel Siolline, Ilana Santos, Janielle Aline, Leila Bezerra, Niely Poliane, Sabrina Mendes e Samara Salgueiro.


LADRILHOS DA INFÂNCIA (2011)
O trabalho coreográfico Ladrilhos da Infância foi construído em processo colaborativo com base em pesquisas sobre o universo infantil. Foram pesquisadas brincadeiras e cantigas, as quais foram ressignificadas em Dança através da relação entre essas pesquisas e a pesquisa de movimento.
INTÉRPRETES-CRIADORES: Ariane Mendes, Daniel Siolline, Janielle Aline, Karen D'Paula, Samara Salgueiro e Ticiane Gonçalves.


DIGITAIS (2010)
Release: Este espetáculo se constitui em duas coreografias, a primeira: "Quem, o que é do outro lado?". Interprete a tela de um computador como um portal que nos leva para diversos mundos e consequentemente a pessoas e, esta tela, é um elo entre você e o outro. Na contemporaneidade, as relações digitais escondem corpos que manifestam o humano, o visceral. Diante disso, indaguemos como reflexão: a era digital está nos levando para uma mecanização da vida? A virtualidade digital nas relações cotidianas leva-nos a não vivenciar os nossos corpos, escondendo os nossos desejos e emoções?
A segunda coreografia, que cede seu nome ao espetáculo: "Digitais". Entre o humano e o tecnológico, quem somos nós? Carbono que nos faz orgânicos? Silício que nos faz máquinas? talvez seja preciso acreditar, assim com Le Breton (2003, p. 68), "que mesmo em processos impetuosamente de cibernização do corpo, a teimosia do sensível permanece, pois abandonar a densidade do corpo seria abandonar a carne do mundo. O fato é que, a zona do entre instaurada no cerne dessas questões, parece permitir que nossas marcas digitais - tecnológicas e humanas possam co-existir. Aqui... cabe apreciar e participar das envolturas do corpo nessa co-existência."
FICHA TÉCNICA:
Criação e Direção: Teodora Alves e Jonas Sales
Processo colaborativo: Teodora Alves, Sílvia Rodrigues e o Grupo
Direção Musical e de Vídeo: Gabriel Gagliano, Marcos Alexandre, Jaime Azevedo e Teodora Alves
Direção de Texto: Teodora Alves
Direção artística: Sílvia Rodrigues e Sávio de Luna
Direção Geral: Teodora Alves
Iluminação: Ronaldo Costa
Acessoria Tecnológica: Rudson Rummenigg, Renato Gardiman, Haroldo Watson
Projeções: Igor Lucena
Figurinos e Cenário: Isaque Galvão e o Grupo
Professores de Dança Contemporânea: Sávio de Luna, Sílvia Rodrigues e Teodora Alves
Participação especial: Galatéa - Projeto Natal Net/UFRN
Intérpretes-criadores: Ariane Mendes, Camila Nobre, Carla Martins, Danielle Rodrigues, Janielle Aline, Kamily Ellen, Karen D'Paula, Lisiane Miranda, Natã Silva, Sabrina Mendes e Ticiane Gonçalves.


(SI)DADES INVISÍVEIS (2008)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GDUFRN na VI Semana de Licenciatura em Dança

Grupo de Dança da UFRN e Grupo Gaya apresentam espetáculo na Casa da Ribeira

Atividades 2018.2 GDUFRN